UOL Notícias Notícias
 

20/07/2009 - 16h31

Presidente Lula será recebido com protestos em Assunção

ANSA
ASSUNÇÃO, 20 JUL (ANSA) - Organizações paraguaias prometem receber com protestos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desembarca no país nesta semana para participar da reunião do Mercosul, que ocorre entre quinta e sexta-feira em Assunção.

Os manifestantes cobrarão do governo brasileiro uma resposta satisfatória ao pedido paraguaio de renegociar o Tratado de Itaipu, tema que tem levado tensão às relações diplomáticas bilaterais.

A prioridade de Assunção é obter aval para vender sua cota da energia gerada na hidrelétrica diretamente ao mercado do país vizinho.

A ideia dos movimentos é promover um ato no centro da capital paraguaia na quinta-feira. Já o encontro do Mercosul ocorre no Centro de Convenções da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), situado a cerca de 10 quilômetros da cidade. Além de Lula, outros sete mandatários sul-americanos deverão estar presentes.

O Tratado de Itaipu estabelece a divisão, em metades iguais, da energia gerada na usina construída sobre o Rio Paraná, cuja capacidade máxima é de 90 milhões de MWh/ano.

Conforme os atuais termos do acordo, assinado em 1973, o Paraguai é obrigado a repassar a energia que não consome (cerca de 40% de sua cota) à estatal Eletrobrás, e por um preço pré-estabelecido.

Agora, o governo do presidente Fernando Lugo pretende comercializar parte de seu excedente diretamente no mercado brasileiro, o que aumentaria o preço da energia e engordaria a arrecadação.

Nos últimos dias, a diplomacia brasileira tem dado sinais de que poderá aceitar uma proposta nestes termos. Os presidentes Lula e Lugo se reunirão à margem da cúpula do Mercosul. Ambos já estiveram juntos em Brasília no último mês de maio, mas naquela ocasião não houve acordo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host