UOL Notícias Notícias
 

22/07/2009 - 14h07

Honduras: Venezuela não retirará seus representantes diplomáticos do país

ANSA
CARACAS, 22 JUL (ANSA) - O governo da Venezuela afirmou hoje que desconsidera a ordem de expulsão de sua missão diplomática em Honduras, emitida ontem pelo governo de facto desse país, e formulou uma advertência sobre eventuais maus-tratos contra os funcionários de sua embaixada no país.

A Chancelaria venezuelana afirmou ter recebido uma "absurda comunicação das autoridades ilegitimamente estabelecidas" em Honduras após o golpe de Estado, com o anúncio da expulsão dos funcionários de sua missão diplomática dentro de um prazo de 72 horas, medida que desconsidera cumprir.

"O governo bolivariano, ao não reconhecer, junto à comunidade internacional, em seu conjunto às autoridades ilegítimas que se estabeleceram como governo de facto na República de Honduras, desconsidera o conteúdo de tal comunicação, por esta não constituir uma manifestação oficial emitida pelo governo constitucional e legítimo desse Estado", divulgou a Chancelaria venezuelana num comunicado.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, serão utilizados "todos os recursos necessários para preservar a integridade" dos funcionários de sua missão diplomática.

Neste sentido, a Chancelaria advertiu que "um tratamento ultrajante" a qualquer funcionário venezuelano implicaria "incorrer numa violação grave à Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, o que acarretaria numa responsabilidade internacional do Estado de Honduras".

A vice-chanceler de Honduras, Martha Lorena Alvarado, anunciou ontem que depois da destituição do presidente Manuel Zelaya, ocorrida em um golpe de Estado no dia 28 de junho, o governo venezuelano "fez ameaças" e "se intrometeu" em assuntos internos do país, "desrespeitando sua soberania e integridade territorial".

Segundo a funcionária, o pedido à representação foi feito de "maneira respeitosa", para que o país retirasse "seu pessoal diplomático, administrativo técnico e de serviço" dentro de 72 horas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host