UOL Notícias Notícias
 

23/07/2009 - 15h24

México: Acadêmicos reprovam governo do presidente Felipe Calderón

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 23 JUL (ANSA) - Acadêmicos e pesquisadores mexicanos deram nota 5,18, em uma escala de zero a dez, ao governo do presidente Felipe Calderón.

Segundo os estudiosos, que fazem parte da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e do Centro de Investigação e Docência Econômica, a nota foi dada com base nos resultados insuficientes obtidos em políticas prioritárias ao país, como segurança pública, economia, desenvolvimento social, política internacional, meio ambiente e democracia.

O valor 5,18 foi alcançado pelo grupo de especialistas a partir de análises das promessas de campanha do mandatário, que tomou posse em dezembro de 2006, e do Plano Nacional de Desenvolvimento 2007-2012.

Para os acadêmicos e pesquisadores, no âmbito da segurança pública, o governo federal canaliza os investimentos em ações policiais.

Lorenzo Córdova, do Instituto de Investigações Jurídicas da Unam, ressaltou que "foi dada prioridade à atenção policial e, em paralelo, existe um descuido em matéria de direitos humanos".

O governo de Calderón "tem uma visão unidimensional sobre a segurança pública, de modo que entende o problema de uma perspectiva puramente policial e, como consequência, as políticas públicas respondem a esta lógica", disse Córdova.

Em desenvolvimento social, os estudiosos consideraram que em dois anos e meio o governo federal "obteve resultados fracos" no combate à pobreza devido à "ausência de critérios de avaliação, operação ineficiente dos programas sociais e falta de uma estratégia que os harmonize".

Já na economia, os especialistas apontaram que a produtividade e a competitividade "são as áreas com mais atrasos", principalmente porque as propostas de promoções de emprego foram "demasiadamente simplistas e vagas".

Segundo uma pesquisa divulgada em junho pelo jornal mexicano Reforma, o governo do mandatário possui 69% de aprovação, contra 66% registrado em março e 64% em dezembro do ano passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host