UOL Notícias Notícias
 

28/07/2009 - 13h10

Encontro entre Lula e candidato à presidência do Uruguai é destaque no país

ANSA
MONTEVIDÉU, 28 JUL (ANSA) - A imprensa uruguaia destacou hoje que o candidato presidencial pela Frente Ampla, senador José Mujica, vestirá terno em sua visita ao Brasil, programada para agosto, em vez de tradicionais roupas casuais.

"Mujica provou terno sob medida" e "Mujica visitará o presidente Lula e usará terno" foram os títulos dos jornais Ultimas Noticias e La Republica, respectivamente.

As publicações também ressaltaram que o candidato, ex-guerrilheiro tupamaro, vai começar a "adaptar seu vestuário às circunstâncias".

O El Observador, por sua vez, utilizou a inscrição "Metamorfose dos políticos" para relembrar as mudanças na aparência de outros políticos, como o ex-mandatário argentino Carlos Menem e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"É para não lutar com o protocolo", brincou Mujica, conhecido por cultivar um estilo informal.

O senador pretende viajar ao Brasil em agosto para se reunir com Lula, com o objetivo de promover a integração regional e o intercâmbio acadêmico bilateral.

O ex-guerrilheiro já manifestou por diversas vezes admiração pelo modelo de governo do mandatário brasileiro, assim como o seu desejo de se reunir com ele antes do pleito uruguaio.

Mujica e Danilo Astori, candidato à vice-presidência, integram a chapa governista para as eleições presidenciais de 25 de outubro. O principal adversário no pleito é o ex-presidente Luis Lacalle, do opositor Partido Nacional.

Embora seja frequentemente divulgado pela imprensa do país, ainda não há uma confirmação oficial, por parte do Brasil, para o encontro entre Lula e Mujica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host