UOL Notícias Notícias
 

28/07/2009 - 09h18

Presidentes da América Central discutirão crise em Honduras

ANSA
SAN JOSÉ, 28 JUL (ANSA) - Os governos dos países centro-americanos iniciam hoje na Costa Rica encontros preparatórios para a 11ª Cúpula de chefes de Estado e de Governo do Mecanismo de Diálogo e Concertação de Tuxtla que discutirá nesta quarta-feira a crise interna de Honduras.

Manuel Zelaya, presidente deposto de Honduras, é esperado para a reunião dos mandatários. Contudo, ele se encontra na cidade nicaraguense de Ocatal, na região fronteiriça com o seu país, onde instalou um acampamento no último sábado.

Nos últimos dias, o governo costa-riquenho, que realiza a mediação entre o governo de facto e o mandatário destituído, informou que o convite seria mantido. Zelaya foi convidado para a cúpula há mais de um mês, antes ser retirado do poder por um golpe de Estado, cometido no último dia 28 de junho.

Segundo informou ontem a presidência do Panamá, durante a reunião de chefes de Governo e de Estado será analisada a "mediação do presidente Arias na crise política hondurenha, em defesa da democracia e do respeito de suas instituições".

O mandatário panamenho, Ricardo Martinelli viaja esta tarde à província de Guanacaste para participar do encontro. Também são esperados os presidentes Álvaro Colom (Guatemala) e Mauricio Funes (El Salvador), o vice-presidente da República Dominicana, Rafael Alburqueque, e o vice-premier de Belize, Gaspar Vega. O nicaraguense Daniel Ortega não confirmou presença.

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, cujo país foi incluído ao grupo como observador em 2008, também irá participar da reunião.

Fazem parte do Mecanismo de Tuxtla, os centro-americanos Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana, além de México e Colômbia.

Criado em 1991, o foro tem o objetivo de promover o diálogo político e o entendimento entre os governos da América Central. Entre as iniciativas do grupo encontra-se o Plano Puebla-Panamá (o chamado PPP), um projeto de integração regional para a promoção da cooperação entre os oito países centro-americanos, através de incentivos ao desenvolvimento e modernização dessas nações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h59

    0,38
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h02

    -0,52
    75.607,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host