UOL Notícias Notícias
 

11/08/2009 - 11h32

Chávez afirma que laços com a Argentina 'são fundamentais'

ANSA
BUENOS AIRES, 11 AGO (ANSA) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse hoje que seu governo irá trabalhar para reforçar os laços entre Caracas e Buenos Aires, que são "fundamentais" para fortalecer a integração regional.

Em reportagem publicada hoje pelo jornal La Nación, Chávez afirmou que as relações entre ambos países são "fundamentais para a integração. Vamos trabalhar duro nisso. Nossos projetos (...) são os mesmos".

Hoje, ele se reúne em Caracas com a mandatária argentina, Cristina Kirchner, com quem deve assinar acordos bilaterais, como o que prevê a compra de cerca de dez mil automóveis argentinos, segundo informou ontem o ministro venezuelano do Comércio, Eduardo Samán.

"Vamos comprar da indústria automobilística da Argentina, que é de muito boa qualidade. Que (o presidente americano, Barack) Obama compre esses dez mil carros", afirmou Samán, em alusão ao estreitamente da relação entre Bogotá e Washington, devido ao acordo militar para a instalação de tropas norte-americanas em sete bases colombianas, o que é duramente criticado pela Venezuela.

Desde o último dia 29, o governo de Chávez mantém congeladas as relações diplomáticas e comerciais com a Colômbia.

O intercâmbio comercial entre os dois países aumentou de US$ 150 milhões em 2003 para US$ 1.081 bilhão em 2008, segundo informações oficiais, e a nação venezuelana é considerada a principal parceira econômica da Argentina, segundo revela um informe divulgado pela consultoria Nueva Mayoría e também publicado pelo La Nación.

De acordo com o relatório, durante o atual governo argentino foram firmados quase a mesma quantidade de tratados assinados nos quatro anos e meio anteriores, uma média de três acordos a mais por mês do que os firmados na gestão anterior, de Néstor Kirchner.

O encontro de hoje é o terceiro dos dois líderes desde o início do ano. Em janeiro passado, Cristina e Chávez se reuniram em Caracas e, depois, em maio, voltaram a se encontrar em Buenos Aires.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    0,29
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h53

    1,27
    63.457,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host