UOL Notícias Notícias
 

11/08/2009 - 17h10

Hugo Chávez e Cristina Kirchner se reúnem em Caracas

ANSA
CARACAS, 11 AGO (ANSA) - Os presidentes de Venezuela, Hugo Chávez, e Argentina, Cristina Kirchner, deram início hoje em Caracas à terceira reunião trimestral bilateral, cujo objetivo é estreitar as relações comerciais entre os dois países.

Cristina foi recebida com honras e elogios pelo mandatário venezuelano. "Caracas se veste de gala para dar as boas-vindas a você, uma patriota da grande nação sul-americana", afirmou Chávez, em declarações citadas pela agência estatal argentina, a Télam.

A presidente, por sua vez, ressaltou o compromisso de ambas as nações "com a melhora da qualidade de vida de nossos povos e o aprofundamento da necessária integração". Ela agradeceu a Chávez pelo "carinho, amor e amizade" que nutre pela Argentina.

Após a reunião, os chefes de Estado assinarão uma série de acordos de cooperação bilateral. Caracas busca novos mercados parceiros após ter congelado as relações com a Colômbia.

Uma das pretensões é comprar 10 mil carros fabricados na Argentina. Ontem, o ministro da Agricultura da Venezuela, Elías Jaua, explicou que seu país pretende duplicar o atual fluxo comercial com a Argentina.

O intercâmbio entre os dois países aumentou de US$ 150 milhões em 2003 para US$ 1,081 bilhão em 2008, e a Venezuela é considerada a principal parceira comercial da Argentina, segundo um relatório da consultoria Nueva Mayoría publicado hoje pelo jornal La Nación, de Buenos Aires.

De acordo com o levantamento, durante o atual governo argentino foram firmados quase a mesma quantidade de tratados assinados nos quatro anos e meio anteriores.

O encontro de hoje é o terceiro dos dois líderes desde o início do ano. Em janeiro, Cristina e Chávez se reuniram em Caracas; em maio, voltaram a estar juntos em Buenos Aires.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host