UOL Notícias Notícias
 

27/08/2009 - 18h36

Unasul: Equador sugere outra cúpula para discutir polêmica entre Peru, Bolívia e Chile

ANSA
LIMA, 27 AGO (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, sugeriu hoje, durante uma breve passagem pelo Peru, antes de seguir para a Argentina, que a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) convoque uma nova reunião extraordinária para analisar o imbróglio diplomático que envolve Peru, Bolívia e Chile.

Em entrevista concedida à imprensa peruana, Correa afirmou que seria "difícil" incluir o tema na agenda da reunião que ocorre amanhã em Bariloche, sudoeste da Argentina, em que a Unasul analisará o acordo que a Colômbia negocia com os Estados Unidos para ceder sete bases em seu território.

"É preciso convocar uma outra reunião para que possamos discutir este tema frontalmente", opinou o equatoriano, que também exerce a presidência rotatória do bloco. "É certo que há tensão entre Peru, Bolívia e Chile, mas houve tensões muito mais graves."

A recente polêmica entre os três países teve início no fim de semana, quando o presidente peruano, Alan García, declarou, em entrevista a um jornal chileno, que Santiago e La Paz estariam discutindo um "acordo de bastidores" para dar à Bolívia uma saída ao mar.

O suposto diálogo, já desmentido pelos governos de Chile e Bolívia, despertou a atenção de Lima porque o país recorre, desde o ano passado, ao Tribunal Internacional de Justiça, com sede em Haia, para exigir o redesenho de seus limites marítimos com o Chile.

A postura de García, que chegou a propor que o tema fosse discutido na cúpula de amanhã, foi amplamente criticada por membros dos governos dos dois países vizinhos.

Colômbia

Correa também voltou a condenar o acordo entre Colômbia e Estados Unidos, tema principal do encontro de Bariloche.

Para o equatoriano, a iniciativa impõe "uma ameaça" a toda a região. "É absurdo dizer que é um assunto de soberania colombiana", ponderou ele, referindo-se ao argumento usado por Bogotá para defender a assinatura do convênio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host