UOL Notícias Notícias
 

05/09/2009 - 16h36

Veneza suspende exibição de filme romeno sobre racismo na Itália

ANSA
VENEZA, 5 SET (ANSA) - As projeções do filme romeno "Francesca" no 66º Festival de Cinema de Veneza foram suspensas, após a produção -- que aborda o racismo italiano contra os romenos -- ter causado a indignação de políticos do país.

A decisão foi anunciada em nota pelo Circuito Municipal de Veneza, que afirmou ter recebido "uma ação legal contra a distribuição" da obra.

"Francesca", do diretor romeno Bobby Paunescu e que traz em seu elenco a atriz Monica Birladeanu, destaca temas contemporâneos nas relações entre italianos e romenos, apontando para a visão de uma Itália racista.

Embora tenha sido bastante aplaudido pelos jornalistas no segundo dia do evento, o longa não agradou políticos do país, como o prefeito de Verona, Flavio Tosi e a deputada Alessandra Mussolini, que aparecem na produção em frases do tipo: "prefeito de Verona de merda" e "Mussolini é uma puta que quer matar todos os romenos".

Após tomarem conhecimento do conteúdo da obra, tanto Mussolini quanto Tosi afirmaram que processariam os produtores do filme.

De acordo com a distribuidora Fandango, a parlamentar enviou hoje um comunicado no qual pedia a paralisação da distribuição do filme ou a eliminação e a modificação das frases que a insultam.

Por sua vez, Tosi disse que a decisão do município de cancelar as projeções soa "indiferente" e ratificou que irá manter o processo contra o cineasta. Segundo ele, "uma produtora ou distribuidora que se respeite deverá consultar um advogado antes de exibir um filme com aqueles conteúdos insolentes".

Tosi ainda criticou a obra, dizendo que "talvez este tivesse sido o único modo para que a produção fosse notada pela mídia entre as tantas que estão em concurso em Veneza".

O filme, que foi exibido pela primeira vez na seção Horizontes na última quinta-feira, seria projetado hoje a também amanhã em Veneza e deverá ser distribuído aos cinemas italianos no fim de novembro. A 66ª edição do Festival de Veneza vai até o próximo dia 12.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host