UOL Notícias Notícias
 

11/09/2009 - 10h06

Presidente panamenho convida Papa a visitar o seu país

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 11 SET (ANSA) - O papa Bento XVI foi convidado hoje pelo presidente panamenho, Ricardo Martinelli, a realizar uma visita a este país centro-americano. Os dois se reuniram esta manhã no Palácio Pontifício de Castel Gandolfo, informou a Sala de Imprensa do Vaticano.

Em nota, a Santa Sé informou que a reunião ocorreu em um clima "cordial", o que permitiu "um profundo intercâmbio de opiniões sobre temas relacionados à atual conjuntura internacional e regional".

Os dois conversaram principalmente sobre "alguns aspectos da situação no Panamá, em particular as políticas sociais iniciadas pelo governo, os projetos de desenvolvimento para o país e a colaboração entre Igreja e Estado em vista da promoção dos valores cristãos e do bem comum".

Depois da audiência com o Pontífice, Martinelli se encontrou com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e com o secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

A visita do presidente do Panamá à Itália começou na quarta-feira e inclui também uma reunião com o premier Silvio Berlusconi ainda hoje.

Ontem, Martinelli, acompanhado de sua esposa Marta Linares de Martinelli, além de membros de sua comitiva, visitou o túmulo de João Paulo II. Durante seu pontificado, Karol Wojtyla esteve no Panamá em 1983.

Martinelli, que assumiu a presidência em julho, realiza na Itália sua primeira viagem oficial à Europa, durante a qual pretende estreitar os laços bilaterais e promover a cooperação entre os dois países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host