UOL Notícias Notícias
 

16/09/2009 - 19h49

Chile: Candidato do governo à presidência critica declarações de Aznar

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 16 SET (ANSA) - O candidato governista à presidência do Chile, Eduardo Frei, disse hoje que seu país "não precisa de lições dadas por estrangeiros".

O ex-mandatário, que já governou o país entre 1994 e 2000, referiu-se desta forma ao convite feito por seu principal adversário na sucessão presidencial, o empresário Sebastián Piñera, ao ex-chefe de Governo espanhol José María Aznar para fazer uma exposição sobre sua experiência no poder.

"Eu, como ex-chefe de Estado, não me intrometo na política interna dos países. Esta é uma norma que se respeita no mundo, e é bom que ela seja respeitada", disse Frei.

"Aqui, a roupa suja se lava em casa, não há motivos para que estrangeiros venham para nos dar lições do que devemos fazer", complementou.

Em um seminário organizado por Piñera, apontado pelas pesquisas como favorito a suceder a atual presidente, Michelle Bachelet, Aznar falou de sua eleição, ocorrida depois de 15 anos de governo do socialista Felipe González.

Para o candidato chileno, algo similar poderia ocorrer no Chile caso ele vença a eleição marcada para o dia 13 de dezembro, já que poria fim a 19 anos ininterruptos de administrações da Concertación, coalizão de partidos de centro-esquerda e esquerda que governa o Chile desde o fim da ditadura do general Augusto Pinochet.

No evento, Aznar se disse "feliz" por ter participado de atividades a convite do "próximo presidente do Chile", referindo-se a Piñera.

O espanhol afirmou que "a alternância é a filha da estabilidade". "Depois de um processo histórico, hoje se está dizendo que chegamos ao ponto da maturidade política, na qual a alternância não apenas deixou de ser um problema, mas se tornou uma grande necessidade", argumentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    -0,57
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h14

    1,09
    63.917,60
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host