UOL Notícias Notícias
 

16/09/2009 - 13h19

iranianos dos Mujahedin do Povo pedem ajuda ao Papa

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 16 SET (ANSA) - Integrantes da Organização dos Mujahedin do Povo do Irã (PMOI, na sigla em inglês) enviaram uma carta ao papa Bento XVI para pedir ajuda aos prisioneiros do campo de exilados de Ashraf, no Iraque.

O local acolhe mais de três mil membros do grupo opositor iraniano, radicado no Iraque desde a década de 1980, quando apoiou o então presidente iraquiano, Saddam Hussein, na guerra contra o Irã.

No texto, emitido em 12 de setembro e divulgado nos últimos dias pelo jornal italiano Il Riformista, 36 integrantes da organização pedem para "o grande líder religioso da Igreja Católica Romana e defensor da hereditariedade de Cristo" tomar "todas as medidas ao seu alcance" para ajudar os dissidentes de Ashraf.

Afirmando serem "vítimas da injustiça e da opressão", os mujahedin também solicitaram que Bento XVI faça tudo para "evitar uma catástrofe humana", já que, segundo eles, estão "enfraquecidos há dias devido à fome".

A carta ainda aconselha o Papa a fazer "um apelo para que funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) intervenham" diante das "torturas" e das "condições higiênicas e sanitárias desumanas" a que são submetidos.

Em janeiro, o grupo iraniano foi retirado da lista de terroristas da União Europeia (UE). Sua inclusão na lista negra da UE ocorreu em 2002, com um pedido da Grã-Bretanha, após os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Desde 4 de dezembro passado, as bases jurídicas que sustentavam a permanência dos Mujahedin na lista tornaram-se frágeis, obrigando o bloco a ordenar seu cancelamento por "não haver provas sérias e credíveis" contra o grupo.

O governo do Irã, por sua vez, condenou a decisão e afirmou que isto poderia 'encorajar o terrorismo'. Os mujahedin ainda permanecem na lista negra dos Estados Unidos.

A organização, principal grupo de oposição do Irã, foi fundada em 1965 com o objetivo de derrubar o regime do xá Mohammed Reza Pahlevi e instalar um islamismo moderado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host