UOL Notícias Notícias
 

16/09/2009 - 17h10

Organização pede concessão de título a Pio XII

ANSA
ROMA, 16 SET (ANSA) - A organização norte-americana Pave The Way Foundation, que promove a paz e o diálogo entre as religiões, anunciou hoje que pedirá à direção do Yad Vashem, museu de Jerusalém dedicado ao Holocausto, a concessão do título "Justo entre as Nações" ao papa Pio XII.

A iniciativa foi comunicada ao papa Bento XVI na audiência geral desta quarta-feira pessoalmente por Gary Lewis Krupp, fundador e presidente da entidade.

Krupp ainda presenteou o Pontífice com um livro sobre Pio XII. A obra, de 255 páginas, reproduz muitas fotos e cerca de três mil documentos sobre o Papa, que foram descobertos durante longas pesquisas.

"Trata-se de um agradecimento pelas iniciativas de Bento XVI em favor do diálogo entre católicos e judeus", explicou Krupp após entregar o presente.

Se o reconhecimento for concedido a Pio XII, seu nome ficará registrado no Jardim dos Justos do Museu do Holocausto, junto aos de personalidades que também foram consideradas "Justas entre as Nações".

O pontificado de Pio XII teve início em março de 1939 e foi encerrado em outubro de 1958, quando ele faleceu. Ainda hoje, sua atuação durante a Segunda Guerra Mundial, e ante a perseguição dos judeus praticada pelo regime nazista, é motivo de intensas discussões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host