UOL Notícias Notícias
 

21/09/2009 - 14h52

Chávez confirma retorno de Zelaya a Honduras e pede 'respeito' a sua vida

ANSA
CARACAS, 21 SET (ANSA) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou hoje que o mandatário deposto de Honduras, Manuel Zelaya, regressou a seu país, informação veiculada por alguns meios de comunicação locais, entre eles a Rádio Globo.

Segundo Chávez, um dos aliados mais próximos do presidente destituído, tirado do poder em um golpe de Estado ocorrido em 28 de junho, Zelaya já "está em Tegucigalpa". "Agora veremos o que farão os golpistas", complementou.

O venezuelano disse que seu colega viajou por terra durante dois dias até que conseguisse entrar em Honduras, o que ocorreu hoje. Chávez também chamou a atenção para os riscos que Zelaya e seus familiares poderão correr a partir deste momento.

"Pedimos respeito à vida de Zelaya, da primeira-dama e do povo", afirmou. Fontes ligadas à família da esposa de Zelaya, Xiomara Castro, relataram à ANSA que ele realmente está em Tegucigalpa, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em declarações à rede Telesur, o próprio Zelaya confirmou o retorno e disse que "voltou a pedido do povo". O presidente de facto, Roberto Micheletti, desmentiu a informação, qualificando-a como uma manifestação de "terrorismo midiático".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h29

    0,32
    3,290
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h30

    -0,42
    62.988,68
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host