UOL Notícias Notícias
 

22/09/2009 - 14h07

Vacina contra a gripe A será testada em crianças chilenas

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 22 SET (ANSA) - Uma vacina contra o vírus da gripe A (H1N1) começará a ser testada na próxima semana em 180 crianças chilenas como parte de um estudo internacional que incluirá 700 pessoas.

As crianças, com idades entre seis meses e 17 anos, serão atendidas na rede de saúde da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

O estudo inclui um acompanhamento constante dos jovens, autorizados pelos pais dos participantes do teste. Os primeiros resultados serão divulgados em novembro ou dezembro.

"Todas as permissões já estão no Chile e durante esta semana a vacina está sendo importada", afirmou Katya Abarca, infectologista do Hospital Clínico da universidade, em declarações ao portal Terra espanhol.

Segundo Abarca, a vacina é "derivada de outras conhecidas e se espera que os riscos sejam os mesmos que para a gripe sazonal".

Na primeira fase do teste, duas doses separadas serão aplicadas nas crianças por três semanas e, ao final de um ano, uma nova porção será inoculada. "Se a vacina for suficientemente boa, as crianças voltam a tomar uma dose, porque a imunização precisa ser feita todos os anos", explicou Abarca.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Chile já registrou 12.205 casos da gripe A e 132 mortes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host