UOL Notícias Notícias
 

30/09/2009 - 14h21

Polícia hondurenha invade prédio e captura simpatizantes de Zelaya

ANSA
TEGUCIGALPA, 30 SET (ANSA) - A polícia de Honduras invadiu hoje a sede do Instituto Nacional Agrário (INA) e prendeu 57 camponeses simpatizantes do presidente deposto, Manuel Zelaya, que há mais de uma semana está abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Segundo testemunhas, cerca de 150 oficiais teriam participado da operação. Os camponeses ocupavam edifícios do INA na capital e na cidade de Choluteca, a 140 quilômetros dali.

As autoridades alegam que os locais vinham sendo utilizados pelos trabalhadores como residência temporária, de onde saíam para participar de mobilizações favoráveis a Zelaya, tirado do poder em um golpe de Estado ocorrido no dia 28 de junho.

O porta-voz da polícia, Orlin Cerrato, justificou a ação com base em um decreto, publicado na sexta-feira no Diário Oficial, que impõe o estado de sítio em todo o país por um período de 45 dias.

A medida suspendeu garantias constitucionais e proibiu qualquer tipo de reunião ou aglomeração pública. Foi também sob este argumento que o regime de facto, encabeçado por Roberto Micheletti, ordenou o fechamento da Rádio Globo e o canal de TV Cholusat Sur, que apoiam Zelaya.

Cerrato explicou que os camponeses, entre eles seis mulheres e duas crianças, "abandonaram voluntariamente" o prédio do INA, mas foram detidos para prestar depoimentos que permitam identificar "que responsabilidade têm".

O ativista pró-Zelaya Rafael Alegria, coordenador da Frente Nacional de Resistência contra o Golpe, disse que o governo de facto "está aplicando um decreto ilegal, porque não foi aprovado pelo Congresso Nacional". "Este é um ato fascista", complementou.

Devido à pressão de outros setores, incluindo o Parlamento e empresários, o presidente de facto, Roberto Micheletti, cogita revogar o estado de sítio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    -0,27
    3,267
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h48

    1,48
    62.588,07
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host