UOL Notícias Notícias
 

01/10/2009 - 13h08

Itália espera que Irã facilite acesso a seu programa nuclear

ANSA
ROMA, 1 OUT (ANSA) - A Itália espera que o Irã decida "cooperar estreitamente" com a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) em relação a seu programa nuclear, afirmou hoje à imprensa o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores italiano, Maurizio Massari.

O funcionário também comentou que espera que o encontro de hoje em Genebra, na Suíça, do qual participam o Irã e o Grupo dos 5+1 (membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -- China, Estados Unidos, França, Rússia e Reino Unido -- mais a Alemanha), seja "a primeira etapa de um processo com um calendário e prazos definidos, que possa conduzir a uma solução diplomática".

A reunião de hoje retoma as discussões sobre o programa nuclear iraniano e terá a presença de diplomatas do país.

O Grupo dos 5+1 deseja obter garantias sobre o programa, pois acredita que ele tenha fins bélicos, o que é negado por Teerã.

Durante o último fim de semana, o Irã fez testes com de mísseis de médio e longo alcance, que poderiam atingir tanto Israel quanto as bases norte-americanas no Golfo Pérsico.

Massari explicou que a Chancelaria italiana espera que Teerã garanta à Aiea pleno acesso à usina que está sendo construída perto da cidade de Qom para enriquecer urânio.

O projeto vinha sendo desenvolvido secretamente e foi revelado pelos governos de Estados Unidos, Reino Unido e França na semana passada.

"Sustentamos plenamente os esforços do 5+1" com o objetivo de construir um consenso mais amplo dentro da comunidade internacional nas tratativas com o Irã, acrescentou Massari.

O porta-voz também reafirmou a necessidade de envolvimento "ativo" de mais países, partindo daqueles que têm interesse direto em acompanhar a questão nuclear iraniana -- entre eles, além da Itália, China, Índia, Turquia e as nações do Golfo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host