UOL Notícias Notícias
 

16/10/2009 - 16h18

Paraguai: Após sequestro de fazendeiro, Lugo cancela presença na Cúpula da Alba

ANSA
ASSUNÇÃO, 16 OUT (ANSA) - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, cancelou hoje a viagem que faria amanhã à Bolívia para participar da VII Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) e para se reunir com seu homólogo boliviano, Evo Morales.

O porta-voz da presidência, Augusto dos Santos, afirmou que o mandatário desistiu da viagem porque quer acompanhar de perto o desfecho do sequestro do pecuarista Fidel Zavala Serrati, 45, dono de uma fazenda em Paso Barreto, a 450 quilômetros de Assunção.

A autoria da ação foi reivindicada pelo grupo armado Exército do Povo Paraguaio (EPP), que exige um resgate no valor de US$ 5 milhões. Além de participar da Alba, Lugo se reuniria com Morales para tratar de temas como a compra de armas que o governo boliviano vem promovendo.

O porta-voz da presidência afirmou que na próxima semana Lugo fará um telefonema a Morales para conversar sobre o tema.

Segundo empregados da fazenda, o sequestro de Serrati foi realizado ontem por um grupo de entre dez e 14 pessoas fortemente armadas, no departamento (estado) de Concepción, norte do país.

O fazendeiro foi levado pelos sequestradores em uma caminhonete. O veículo foi abandonado poucos quilômetros adiante com explosivos instalados em seu interior. As bombas estouraram quando dois policiais tentavam abrir a porta da caminhonete. Ambos sofreram ferimentos graves.

O ministro do Interior, Rafael Filizzola, confirmou que a ação foi realizada pelo EPP. Ele afirmou, contudo, que se trata de um grupo criminoso comum, embora a imprensa local tenha o classificado como guerrilheiro que poderia, inclusive, ter vínculos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host