UOL Notícias Notícias
 

21/10/2009 - 17h43

Ministro pede punição para responsáveis por comunidade virtual ofensiva a Berlusconi

ANSA
VENEZA, 21 OUT (ANSA) - O ministro da Justiça da Itália, Angelino Alfano, pediu hoje punição aos responsáveis por uma comunidade na página de relacionamento Facebook intitulada "Matemos Berlusconi", por considerar que se trata de uma grave ameaça à vida do primeiro-ministro do país.

"Que a magistratura faça seu próprio dever investigando, perseguindo e encontrando aqueles que, semeando o ódio e o homicídio, cometem um crime", ponderou.

Alfano considerou que há uma importante questão de segurança que se refere à pessoa do premier. O ministro se disse surpreso com a notícia da existência do grupo, denunciada pelo jornal italiano Il Giornale.

"Em nosso país existe a obrigação da ação penal, e espero que a Justiça faça o seu dever", afirmou.

A Procuradoria de Roma, por sua vez, anunciou que investigará a comunidade, definida como uma "ameaça grave". O inquérito foi aberto pelos procuradores Andrea De Gasperis e Giovanni Ferrara e por Nello Rossi, que coordena o grupo "Criminalidade Informática".

Após a análise do caso, a Procuradoria da capital poderá recorrer a medidas que vão desde a simples exclusão da comunidade da rede até a denúncia pública contra seus membros.

Criada em 2008, a comunidade conta hoje com 12 mil associados. No dia 12, o atual administrador do grupo escreveu uma mensagem na qual disse que assumia "a direção do grupo, abandonado pela administração precedente" mas que, "não podendo mudar seu nome", declarava "este um grupo de afirmações bizarras".

"Pessoalmente não quero matar ninguém, não quero incitar ninguém a violar a lei", argumentou o responsável pela comunidade, inspirada no filme "Shooting Silvio", cujo protagonista tenta matar o premier.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host