UOL Notícias Notícias
 

22/10/2009 - 19h11

Uribe promete normalizar relações com países vizinhos

ANSA
BOGOTÁ, 22 OUT (ANSA) - O presidente colombiano, Álvaro Uribe, garantiu hoje que não economizará esforços para tentar normalizar relações com os países vizinhos.

"Não esgotaremos os esforços para que a Colômbia possa normalizar totalmente suas relações com a comunidade internacional", disse o governante, que falou em um ato público realizado na noite dessa quarta-feira.

Uribe também lamentou as dificuldades enfrentadas por habitantes da região da fronteira com a Venezuela, onde há restrições ao comércio.

Segundo ele, o direito dos moradores da fronteira à integração é ilimitado e "supera a competência dos governos para fazer leis ou ditar decretos".

"Acreditamos que o direito dos cidadãos destas localidades é natural, e por isso transcende e deve se impor sobre as decisões legislativas dos Estados", declarou o mandatário.

"As leis e decretos do governo devem respeitar o direito natural dos habitantes da fronteira de viverem plenamente integrados", complementou.

Nessa quarta-feira, graves distúrbios ocorreram nas pontes fronteiriças Simon Bolívar e Francisco de Paula Santander quando manifestantes impediram a passagem de veículos.

O objetivo era protestar por operações realizadas pela Guarda Nacional venezuelana para diminuir o contrabando na zona limítrofe.

Venezuela e Colômbia mantêm relações congeladas desde o fim de julho. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, tomou a iniciativa após ser acusado por Bogotá de contrabandear armamentos a guerrilheiros.

Além disso, pesou também para a decisão o acordo que o governo colombiano pretende selar com os Estados Unidos para ceder sete bases militares em seu território a oficiais norte-americanos.

Outra crise diplomática envolvendo a Colômbia diz respeito ao Equador. Neste caso, Quito rompeu relações em março de 2008, depois que tropas do país vizinho bombardearam um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host