UOL Notícias Notícias
 

25/10/2009 - 16h20

Uruguai-Eleições: Ex-presidente diz que Partido Colorado voltou a ser 'decisivo'

ANSA
MONTEVIDÉU, 25 OUT (ANSA) - O ex-presidente uruguaio Julio María Sanguinetti declarou que o Partido Colorado "voltou a ser hoje decisivo" e elogiou a campanha feita por Pedro Bordaberry, candidato de seu partido às eleições presidenciais deste domingo.

"O que está ocorrendo é muito importante e é um mérito da chapa [colorada] que fez uma excelente campanha", disse Sanguinetti -- que governou o país de 1985 a 1990 -- ao emitir seu voto no Colégio Elbio Fernández, em Montevidéu.

Terceiro nas pesquisas de intenção de voto, o filho do ex-ditador Juan María Bordaberry concorre às eleições presidenciais junto ao ex-zagueiro Hugo de León, candidato colorado à vice-presidência.

Otimista, Bordaberry votou pouco antes das 12h locais (mesmo horário de Brasília). Dirigindo-se à imprensa, ele disse estar "confiante" e afirmou que ser candidato à presidência "é uma grande responsabilidade e também uma grande alegria".

As últimas pesquisas realizadas antes do fim das campanhas apontavam Bordaberry com cerca de 13% das intenções de voto, atrás do governista José Mujica (com cerca de 45%, da Frente Ampla), e do conservador Luis Lacalle (30%, do Partido Nacional).

Os primeiros dados da Corte Eleitoral informavam que as eleições de hoje aconteciam com normalidade. As urnas foram abertas às 8h locais e devem ser fechadas às 19h30.

Além de presidente, vice-presidente e Congresso, os cerca de 2,5 milhões de uruguaios também votam em dois referendos. Um sobre a anulação dos quatro primeiros artigos da Lei de Caducidade, que anistiou militares acusados de crimes de lesa-humanidade durante a ditadura uruguaia (1973-1985); e outro sobre o Voto Epistolar (por correspondência), que -- se aprovado -- permitirá que uruguaios residentes no exterior participem das próximas eleições.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host