UOL Notícias Notícias
 

25/10/2009 - 20h14

Uruguai-Eleições: Votação é encerrada; já se aguardam primeiras parciais

ANSA
MONTEVIDÉU, 25 OUT (ANSA) - A maioria das 6.868 mesas de votação usadas nos comícios presidenciais deste domingo no Uruguai foi fechada às 19h30 locais, mesma hora em Brasília. Agora, votam apenas as pessoas que já estavam no interior dos lugares destinados ao sufrágio.

Cerca de 2,5 milhões de eleitores estavam habilitados a participar do pleito, e as últimas projeções da Corte Eleitoral indicam um alto comparecimento -- cerca de 80%, na média nacional.

Além do futuro presidente do país e de seu vice, que tomarão posse no dia 1º de março de 2010, os uruguaios elegeram também o novo Congresso, com 30 senadores e 99 deputados.

Houve ainda duas consultas. A principal diz respeito à possível anulação da Lei de Caducidade, que anistiou acusados por crimes de lesa-humanidade cometidos durante a ditadura (1973-1985).

A outra é sobre o chamado Voto Epistolar, que caso seja aprovado permitirá a uruguaios que vivem no exterior participar de processos eleitorais por correspondência a partir de 2014.

Com o encerramento da jornada, as primeiras parciais de resultados devem ser divulgadas a partir das 21h30. Um panorama consolidado, porém, é esperado somente para a madrugada desta segunda-feira.

O candidato governista à presidência e favorito à vitória, o senador e ex-guerrilheiro José Mujica, votou logo cedo e em seguida se dirigiu a sua chácara, situada nos arredores de Montevidéu. Agora à tarde, foi ao Hotel NH Columbia, no centro da capital.

Mujica vive a expectativa de conseguir um triunfo ainda no primeiro turno, o que ocorrerá se reunir mais de 50% dos votos. Durante a semana que precedeu os comícios, pesquisas atribuíram a ele índices de preferência que variavam entre 45% e 48%.

Caso estas projeções se confirmem, o governista muito provavelmente terá de enfrentar o ex-presidente Luis Lacalle, do Partido Nacional, em um segundo turno, previamente marcado para 29 de novembro.

Lacalle, que já governou o país entre 1990 e 1995, é o segundo colocado nas pesquisas. Ele votou à tarde e é esperado na sede de sua agremiação política.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host