UOL Notícias Notícias
 

27/10/2009 - 16h07

Presidente paraguaio nega ter incitado 'luta de classes' em discurso

ANSA
ASSUNÇÃO, 27 OUT (ANSA) - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, negou hoje que tenha incitado a luta de classes ao discursar no sábado em um bairro pobre da capital Assunção.

"Alguns meios [de comunicação] deturparam minhas palavras e fizeram uma campanha partindo de uma falsa premissa", justificou-se o mandatário.

Ao participar nesta terça-feira de um ato público no Palácio de Lopez, sede do governo, Lugo garantiu que "não incitou, não incita ou incitará a luta de classes".

Há três dias, em meio a críticas da oposição, que o vinculam ao superfaturamento de uma fazenda comprada com recursos públicos para a reforma agrária, ele afirmou que aqueles que se opõem às mudanças no país "querem continuar olhando para o passado, seus privilégios e em defesa de suas contas em bancos internacionais".

As declarações foram interpretadas por veículos de comunicação locais como uma "incitação à luta de classes".

De acordo com o mandatário, eleito em abril de 2008 após 61 anos ininterruptos de administrações do conservador Partido Colorado, seu objetivo era fazer menção aos paraguaios que acumularam riqueza de maneira ilícita, mediante o contrabando, o tráfico de influências e o roubo aos cofres públicos.

No sábado, o presidente também questionou "como seria possível viver enquanto alguns não tinham nem sequer uma educação básica e outros têm tudo".

Posteriormente, alguns membros da oposição ameaçaram processar Lugo, que foi defendido pelo presidente da Câmara de Deputados, Salim Buzarquis.

Para o parlamentar, o Paraguai precisa de "políticos com juízo", e não de pessoas que peçam um "juízo [processo] político" para o presidente.

Hoje, Lugo explicou que não quer fomentar a luta "dos ricos contra os pobres ou dos pobres contra os ricos, como tentaram insinuar, mas a luta de todos contra a pobreza".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h59

    0,43
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h01

    -0,41
    68.316,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host