UOL Notícias Notícias
 

29/10/2009 - 17h31

Por telefone, Lula e Medvedev conversam sobre cúpula do Bric

ANSA
BRASÍLIA, 29 OUT (ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou hoje por telefone com seu homólogo russo, Dmitri Medvedev, sobre as perspectivas para a segunda reunião do grupo Bric, formado pelos dois países mais China e Índia.

Segundo informou à ANSA um porta-voz da Presidência, em um diálogo que durou mais de dez minutos, Lula e Medvedev também acordaram criar equipes de trabalho para buscar o incremento do fluxo comercial entre Brasil e Rússia.

Os dois mandatários discutiram a possível agenda da segunda cúpula do Bric, prevista para ocorrer no Brasil em 2010, de acordo com o Palácio do Planalto. A edição anterior do encontro foi realizada na Rússia em junho deste ano.

Na conversa, ocorrida por volta das 13h30, Lula ainda indicou que pretende visitar a Rússia no primeiro trimestre de 2010, o que seria uma retribuição à viagem que Medvedev fez ao Brasil no fim do ano passado.

Durante a passagem de Medvedev pelo Brasil, parte de um giro que compreendeu outros países latino-americanos, entre eles Cuba e Venezuela, foram assinados vários acordos bilaterais, entre eles alguns relacionados ao setor de energia.

Hoje, o presidente russo cumprimentou Lula pela escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e também pela designação do Brasil para ocupar um dos assentos rotativos no Conselho de Segurança da ONU. Além disso, felicitou o brasileiro por seu aniversário de 64 anos, completados na última terça-feira.

O termo Bric foi cunhado em 2001 pelo banco de investimentos Goldman Sachs para se referir a Brasil, Rússia, Índia e China, consideradas as quatro principais economias emergentes do mundo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host