UOL Notícias Notícias
 

30/10/2009 - 15h26

Itália se diz satisfeita com discussões da UE sobre imigração

ANSA
BRUXELAS, 30 OUT (ANSA) - O chanceler italiano, Franco Frattini, disse hoje que seu país está "plenamente satisfeito" com as decisões tomadas durante o encontro do Conselho Europeu, realizado em Bruxelas, quanto ao tema da imigração.

Entre ontem e hoje, os chefes de Estado e de Governo dos 27 países-membros da União Europeia (UE) estiveram reunidos na cidade belga.

"Conseguimos uma boa recepção das propostas mais importantes feitas pelo premier [italiano] Silvio Berlusconi e pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy", afirmou o ministro.

Uma semana antes da cúpula, Berlusconi e Sarkozy enviaram uma carta ao atual presidente de turno da UE, o premier sueco Fredrik Reinfeldt, e ao presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso, na qual pediram "ações concretas" para conter o fluxo de estrangeiros que chegam ao continente europeu clandestinamente.

No documento, os governantes solicitaram medidas que colaborem para reforçar a atuação da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

Além disso, sugeriram a assinatura de um acordo com a Líbia com o objetivo de ajudar o país a patrulhar melhor seus limites geográficos e a gerir de maneira mais eficaz as políticas voltadas aos emigrantes.

Frattini citou como exemplo da aceitação das propostas italianas o fato de que o documento final da cúpula cobra o aumento da capacidade operativa da Frontex e solicita uma melhora no diálogo sobre imigração ilegal com a Líbia.

O ministro também falou da aprovação da criação de uma agência europeia de asilo para os imigrantes. "Agora esperamos que as decisões se traduzam em atividades concretas", complementou o chanceler.

Frattini esteve na cúpula do Conselho Europeu como representante de Berlusconi, que não pôde comparecer devido a problemas de saúde.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host