UOL Notícias Notícias
 

04/11/2009 - 12h01

Itália: Ministro participa de cerimônia em Dia da Unidade Nacional

ANSA
ROMA, 4 NOV (ANSA) - O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, celebrou hoje o Dia das Forças Armadas italianas, ao lado do presidente Giorgio Napolitano, com uma mensagem aos militares do país, na qual pediu "unidade" e visão de integração "à nova Europa que estamos construindo".

O ministro enviou uma mensagem aos soldados em celebração do 4 de novembro, Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas do país. A data comemora o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), última etapa da formação territorial italiana.

"A Unidade Nacional, além de representar a realização histórica daquele grande projeto de reunir todos os italianos em um único território, deve hoje olhar para o futuro e ser percebida com um senso de maior amplidão: o pertencimento a uma única coletividade, à nova Europa que estamos construindo", explicou La Russa.

Junto com Napolitano, o ministro participou hoje da cerimônia de entrega das honrarias da Ordem Militar da Itália a homens que se destacaram em missões.

Sobre o trabalho desenvolvido pelos soldados em território estrangeiro, La Russa se disse "orgulhoso" das "gratificações contínuas" que recebe.

"Nossos militares no exterior souberam demonstrar que existe um 'italian way', uma via italiana no empenho das missões. Além do uso da força justa, quando é necessária, existe sempre grande atenção no contato com as populações civis", acrescentou.

Uma via, de acordo com ele, apreciada "por todos e em todo o mundo" e que é "inspirada" na maneira italiana de se relacionar e em sua "milenar cultura".

La Russa também disse que os militares do país no exterior "contribuem para trazer a segurança ao mundo e manter o terrorismo o mais longe possível da nossa casa".

Entre outras missões, a Itália possui 12,5 mil soldados na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês), e 2.800 na Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) do Afeganistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host