UOL Notícias Notícias
 

09/11/2009 - 11h16

Uruguai-Eleições: Pesquisa aponta favoritismo de candidato governista

ANSA
MONTEVIDÉU, 9 NOV (ANSA) - O candidato da coalizão Frente Ampla, José Mujica, continua à frente de seu adversário Luis Lacalle, com quem disputará o segundo turno das eleições presidenciais no próximo dia 29, é o que aponta uma nova pesquisa de intenção de voto.

O estudo da Interconsult mostra que o governista e ex-guerrilheiro tupamaro conta com 47,2% das intenções de voto, enquanto Lacalle, do Partido Nacional, tem 39,2% das preferências.

A consulta -- realizada entre 31 de outubro e 2 de novembro, e divulgada hoje pelo jornal Ultimas Noticias -- aponta ainda que 2,5% dizem que votarão em branco e quase 11% ainda não escolheram seu candidato.

No primeiro turno, realizado em 25 de outubro junto com as eleições legislativas, Mujica obteve a maioria simples, com mais de 48% dos votos. Contudo, para fosse eleito naquela votação, precisaria da maioria absoluta (50% mais um).

No segundo turno, Lacalle -- que foi escolhido por 29% do eleitorado -- contar também o apoio do Partido Colorado, de Pedro Bordaberry.

Terceiro mais votado, o partido do filho do ex-ditador Juan María Bordaberry recomendou a seus militantes que votem no nacionalista. Embora, alguns colorados já tenham declarado que irão escolher Mujica.

Segundo avaliou o especialista Juan Doyenart, da Interconsult, Lacalle deverá ficar "à frente no interior do país -- com os votos dos colorados; enquanto Mujica mantém a maioria em Montevidéu com quase 56%".

Na última semana, duas pesquisas coincidiram sobre o favoritismo do senador da Frente Ampla, com 50% das intenções de voto, segundo a Equipos Mori, e 49%, de acordo com a Factum. As consultorias apontavam Lacalle com 42%.

A campanha eleitoral também esquentou nos últimos dias com a divulgação de uma propaganda -- sem identificação -- que vinculava ex-dirigentes tupamaros à apreensão de um arsenal em Montevidéu, o que foi denunciado pela Frente Ampla como uma "campanha suja" da oposição.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    0,26
    3,275
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h46

    1,67
    63.708,90
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host