UOL Notícias Notícias
 

11/11/2009 - 15h35

Jornal diz que infiltrado no Equador informou localização de líder das Farc

ANSA
QUITO, 11 NOV (ANSA) - Um agente infiltrado do serviço de inteligência conjunta de Equador e Colômbia na fronteira binacional foi o responsável por revelar a localização do ex-líder guerrilheiro Raúl Reyes, morto em março de 2008, informou hoje o jornal El Universo.

A publicação informou que o oficial equatoriano apelidado de Pirata, cujo nome verdadeiro não foi revelado, foi contatado em 2005 pela Unidade de Investigações Especiais da Polícia para que acompanhasse os passos de Reyes.

Pirata então revelou a localização do guerrilheiro e quantos homens faziam sua escolta, informou o El Universo, que citou documentos reservados da Direção de Inteligência da Polícia da Colômbia.

Reyes era o número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e foi morto em um bombardeio do Exército colombiano ao seu acampamento, em território equatoriano.

O episódio, ocorrido no dia 1º de março de 2008, culminou no rompimento das relações entre Quito e Bogotá, uma vez que o governo do Equador não soube previamente e não autorizou a operação militar do país vizinho em seu solo.

Segundo o jornal, o informante também foi encarregado de fornecer documentos de identidade falsos para os líderes guerrilheiros Juvenal Ovidio Ricardo Palmeira, conhecido como Simón Trinidad, e Guillermo Torres, conhecido como Julián Conrado.

Antes de operar como agente infiltrado, Pirata já havia trabalhado no Ministério do Bem-Estar Social do Equador e foi assessor do parlamentar Leônidas Iza de Pachakutik, braço político dos movimentos indígenas.

Ao menos outras nove pessoas ligadas à inteligência de Quito e Bogotá se infiltraram nas FARC entre 2005 e 2008 para localizar líderes guerrilheiros na fronteira, informou ainda o jornal equatoriano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h28

    0,24
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h35

    -0,47
    75.649,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host