UOL Notícias Notícias
 

16/11/2009 - 16h20

Chanceler paraguaio nega presença de militares venezuelanos no país

ANSA
ASSUNÇÃO, 16 NOV (ANSA) - O chanceler paraguaio, Héctor Lacognata, negou hoje que dois oficiais venezuelanos tenham permanecido ilegalmente no país depois que a aeronave em que viajavam foi obrigada a pousar no aeroporto internacional de Assunção.

O episódio ocorreu na última quinta-feira. O avião, um Hércules 130 da Força Aérea da Venezuela, partiu de Buenos Aires com destino a Caracas, mas teve de fazer uma escala imprevista na capital do Paraguai para um reabastecimento.

O jornal ABC Color, citando relatos de funcionários do aeroporto, informou que o avião transportava oito militares, dos quais dois, identificados como José Jelvez e Rafael Palo, teriam permanecido no Paraguai.

Segundo a publicação, houve um grande deslocamento da segurança ao redor do avião e a própria embaixadora da Venezuela em Assunção, Nora Uribe, teria ido ao aeroporto para receber os militares.

Lacognata, contudo, reiterou nesta segunda-feira que se tratou de uma escala técnica de rotina, semelhante a outras feitas por aeronaves de demais países.

O chanceler paraguaio refutou as especulações de que o presidente Fernando Lugo pretendia facilitar a entrada secreta de militares venezuelanos no país.

Segundo ele, uma operação deste gênero não seria realizada em plena luz do dia com um modelo Hércules 130.

"Os dados coincidem plenamente com os que foram fornecidos pela Força Aérea por meio do Ministério da Defesa", observou o chanceler, explicando também que, de acordo com os relatórios recebidos, a embaixadora Uribe não esteve no aeroporto na ocasião.

Lacognata disse que oito pessoas viajavam na aeronave, mas o comandante da Força Aérea, general Hugo Aranda, assegurou que havia 12 tripulantes a bordo.

Já o vice-presidente Federico Franco, que exerce o governo enquanto Lugo está em viagem à Itália, pediu um relatório completo sobre o caso ao comandante das Forças Armadas, general Oscar Velázquez.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host