UOL Notícias Notícias
 

16/11/2009 - 15h07

Economia foi tema central de reunião entre Lula e Berlusconi, diz governo italiano

ANSA
ROMA, 16 NOV (ANSA) - O premier italiano, Silvio Berlusconi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiram hoje temas relacionados à economia, segundo informou uma nota do governo da Itália após o encontro realizado no Palazzo Chigi.

"A conversa, marcada por um clima de grande cordialidade, abordou centralmente questões econômicas, diante da grande presença italiana no país sul-americano", diz o comunicado.

A nota informa também que "Berlusconi expressou sua satisfação pelos resultados da reunião do Conselho Ítalo-Brasileiro e do Fórum Empresarial de São Paulo, realizados na última semana".

A IV Reunião do Conselho Ítalo-Brasileiro de Cooperação Econômica, Industrial, Financeira e para o Desenvolvimento aconteceu no último dia 9 em Brasília, e contou com a participação de políticos italianos, como o vice-ministro italiano das Relações Exteriores, Vincenzo Scotti.

Já o II Fórum Econômico Brasil-Itália: Customização, inovações, tecnológicas e competitividade para atuar em escala global foi realizado em São Paulo também na última semana. Entre os presentes esteve o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Claudio Scajola.

Após o encontro, Lula, por sua vez, afirmou que o caso de Cesare Battisti foi um dos temas da reunião.

O italiano que está detido no Brasil e é condenado à prisão perpétua na Itália, aguarda julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido de extradição apresentado pelo Estado italiano. Em janeiro passado, ele também recebeu do governo brasileiro o status de refugiado político.

Sem dar detalhes sobre o almoço, o presidente ratificou que o destino de Battisti está nas mãos do STF.

Após a reunião com Berlusconi, Lula -- que chegou à Itália no sábado passado -- deve retornar ao Brasil. Na manhã de hoje, o mandatário também participou da Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host