UOL Notícias Notícias
 

16/11/2009 - 12h50

Em carta a líderes mundiais, presidente da Itália cobra empenho no combate a fome

ANSA
ROMA, 16 NOV (ANSA) - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, enviou ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e ao diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, uma mensagem na qual pede empenho da comunidade internacional para combater a fome.

"É tempo de um renovado compromisso da parte da comunidade internacional, especificamente dos países mais ricos, para derrotar a pobreza e criar as bases de um desenvolvimento sustentável e disseminado", explicou Napolitano.

A mensagem foi enviada em ocasião da abertura da Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar, organizada pela FAO em Roma, onde fica a sede da organização.

Além de Ban e Diouf, a carta foi endereçada às outras autoridades presentes na reunião. Eram esperados para o evento em torno de 60 chefes de Estado e de Governo, que discutirão alternativas para erradicar a fome no mundo. A cúpula termina na quarta-feira.

Na mensagem, Napolitano -- que está na Turquia para uma visita de três dias --, lembra que "em 2009 cerca de um bilhão de pessoas sofreram com a fome".

"Esta dramática realidade, agravada anteriormente pela crise econômica e financeira, não pode ficar indiferente", explicou o presidente italiano, dizendo que as dificuldades do último ano ensinaram "que riqueza e bem-estar têm valor quando largamente e equitativamente distribuídos".

O presidente afirmou ainda que a Itália está sempre à frente dos compromissos para combater a fome no mundo e garantir "os princípios universais do direto à vida, à dignidade, a uma condição ambiental habitável e a um modelo de desenvolvimento que leve em si a elevação da condição humana".

De acordo com Napolitano, esse empenho seria conduzido tanto no âmbito da ONU e da FAO, quanto na União Europeia e no G8 (grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia).

O chefe de Estado da Itália acrescentou estar confiante de que "os trabalhos da cúpula farão emergir indicações importantes para uma renovada estratégia mundial sobre segurança alimentar".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host