UOL Notícias Notícias
 

17/11/2009 - 11h22

Processo de beatificação de João Paulo II cumpre mais uma etapa

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 17 NOV (ANSA) - A Congregação para as Causas dos Santos aprovou a "Positio" do papa João Paulo II, cumprindo mais uma etapa do processo de beatificação de Karol Wojtyla.

A "Positio" é um documento que reúne toda a investigação feita durante a primeira fase do processo, a diocesana, concluída em 2007. Neste período, a diocese de Roma examinou as virtudes heroicas do Pontífice.

A documentação seguiu para a Congregação para as Causas do Santos para ser redigida. Em seguida, o texto foi avaliado por duas comissões, uma de teólogos e outra de bispos e cardeais.

Com a aprovação deste organismo, a "Positio" agora será apresentada a Bento XVI, que deverá analisá-la e conceder o Decreto das Virtudes, que, junto com o Decreto dos Milagres, permitirá a beatificação de João Paulo II.

De acordo com fontes oficiais, provavelmente o Pontífice concederá os dois decretos, mas dificilmente a beatificação ocorrerá em menos de um ano, como já havia comentado o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

Karol Wojtyla, nome de batismo de João Paulo II, nasceu em Wadowice, na Polônia, e exerceu seu pontificado entre 1978 e 2005.

Os trâmites para sua beatificação começaram cerca de 40 dias após seu falecimento, em abril de 2005, desconsiderando, assim, o período necessário de cinco anos após a morte para se abrir um processo canônico.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host