UOL Notícias Notícias
 

19/11/2009 - 19h36

Colômbia e Equador reativam comissão de fronteira e avançam em diálogo

ANSA
BOGOTÁ, 19 NOV (ANSA) - Os ministros da Defesa da Colômbia, Gabriel Silva, e do Equador, Javier Ponce, acordaram hoje reativar a Comissão Binacional de Fronteira (Combifron) e designar agregados militares e policiais a partir do dia 10.

Trata-se de mais um avanço dos dois países no processo de retomada de suas relações diplomáticas, rompidas em março de 2008.

"Este passo aprofunda a normalização das relações e representa um avanço significativo no restabelecimento da plena cooperação e colaboração entre a força pública de ambos os países para garantir a segurança na fronteira", diz uma nota conjunta emitida após um encontro realizado em Bogotá.

Também participou da reunião o ministro de Segurança do Equador, Miguel Carvajal. Os vínculos bilaterais foram rompidos por Quito depois que um acampamento de guerrilheiros situado no território do país foi bombardeado por tropas colombianas.

Morreram no ataque 26 pessoas, entre elas o então número dois na hierarquia das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes.

Ontem, já havia sido anunciado que os novos encarregados de negócios nomeados por ambas as nações iniciarão o trabalho em suas respectivas embaixadas na segunda-feira.

As duas delegações também se comprometeram com o desenvolvimento de um plano destinado a fortalecer os "intercâmbios acadêmicos entre as diferentes forças e incentivar os comandantes a realizarem reuniões de entendimento e coordenação em todos os níveis" da hierarquia militar.

"Retomar a Combifron é um passo fundamental. Os governos já designaram seus encarregados de negócios, e muito em breve teremos de indicar nossos agregados militares", disse Ponce.

A Combifron é um órgão responsável por questões de segurança e cooperação referentes a áreas de fronteira que estava inativo desde novembro de 2007.

A reaproximação entre Colômbia e Equador teve início no fim de setembro, quando representantes dos dois países estiveram juntos em Nova York, onde ocorria a Assembleia Geral da ONU.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host