UOL Notícias Notícias
 

23/11/2009 - 14h32

Autoridades e políticos da Itália lamentam acidente com avião militar

ANSA
ROMA, 23 NOV (ANSA) - Políticos e autoridades da Itália lamentaram hoje a morte de cinco militares, que estavam no avião Hercules C-130, que caiu esta tarde no centro do país.

Em mensagem enviada ao chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, general Daniele Tei, o presidente do Senado, Renato Schifani, declarou estar "profundamente triste" com tal notícia.

Também o líder da Liga Norte no Senado, Giovanni Torri, manifestou "em nome de todo o grupo (...) as condolências e proximidade ao chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e às famílias das vítimas desse trágico acidente".

Os senadores do Partido Democrata (PD, principal força de oposição) expressaram, por sua vez, seu "profundo pesar e proximidade aos familiares dos cinco militares que hoje, em Pisa, infelizmente perderam a vida".

"Enviamos nossos sentimentos a todos da Aeronáutica", disse a senadora Roberta Pinotti, responsável nacional da Defesa do PD.

Por sua parte, o presidente do partido Povo da Liberdade (PDL, no governo) na Comissão de Defesa da Câmara, Edmondo Cirielli, lamentou o "trágico episódio" e pediu maiores informações, para "compreender a dinâmica dos fatos".

Ao se pronunciar, o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, classificou como "trágico" o acidente e as perdas. "Em nome das Forças Armadas e de nossa equipe, expresso as profundas condolências e sentimentos de proximidade às famílias das vítimas e ao general Daniele Tei".

A queda do avião Hercules C-130 da Aeronáutica italiana foi registrada por volta das 14h10 locais (11h10 no horário de Brasília), bem próximo ao aeroporto de Pisa, na região da Toscana.

De acordo com as autoridades locais, os cinco tripulantes faleceram. Antes de colidir, o avião se chocou contra fios de alta tensão, e pegou fogo após a queda.

Bombeiros e equipes de resgate trabalhavam no local para conter o incêndio, ocasionado pela colisão, e recuperar as vítimas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host