UOL Notícias Notícias
 

23/11/2009 - 15h50

Ministros expressam pesar por morte de militares italianos

ANSA
ROMA, 23 NOV (ANSA) - Ministros italianos expressaram hoje seu pesar e enviaram suas condolências às Forças Armadas do país pela morte de cinco militares, que faleceram na queda de um avião quando realizavam um treinamento nas proximidades de Pisa, centro do país.

O ministro de Infraestrutura e Transportes, Altero Matteoli, expressou ao titular da pasta da Defesa, Ignazio La Russa, "a solidariedade pelo trágico incidente ocorrido esta tarde em Pisa", e ao mesmo tempo enviou seu pesar aos familiares das vítimas.

"Acompanho com grande dor e profunda tristeza a tragédia que abateu a Aeronáutica hoje, com a perda de cinco profissionais durante um voo de treinamento", disse, por sua vez, o ministro para as Políticas Europeias, Andrea Ronchi.

Também Claudio Martini, presidente da região da Toscana (onde ocorreu o acidente), expressou suas "condolências" aos familiares das vítimas e aos membros da 46ª Brigada Aérea de Pisa.

Já os colegas de trabalho dos militares manifestaram a "grande tristeza" causada pelas perdas. "Dividíamos todos os momentos, do almoço ao café, falávamos de nossas vidas, éramos companheiros também no trabalho", relatou o major Giorgio Mattia, responsável pela área de comunicação da brigada.

Por sua vez, o presidente do Senado, Gianfranco Fini, enviou ao chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, general Daniele Tei, uma mensagem na qual disse "acompanhar com profunda dor a trágica notícia do avião, que sofreu uma queda logo depois da decolagem".

"Desejo demonstrar, em meu nome e em nome de toda a Câmara dos Deputados, o mais profundo sentimento de condolências e a minha sincera participação", declarou Fini.

Já o representante do Partido Democrata (PD, de oposição) na Câmara, Dario Franceschini, lamentou a perda e expressou "em nome de todos os deputados do PD as mais profundas condolências".

Um avião Hercules C-130 da Aeronáutica italiana caiu por volta das 14h10 locais (11h10 no horário de Brasília) de hoje, bem próximo ao aeroporto de Pisa, na Toscana. De acordo com as autoridades locais, os cinco tripulantes faleceram.

Segundo explicou Mattia, a aeronave havia acabado de decolar, quando fez uma virada brusca, se inclinando para a direita e caindo. "Ainda é cedo para apresentar uma hipótese", declarou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host