UOL Notícias Notícias
 

23/11/2009 - 18h30

Uruguai: Candidato da Frente Ampla se reúne com ex-governador Olívio Dutra

ANSA
MONTEVIDÉU, 23 NOV (ANSA) - O senador José Mujica, candidato da coalizão governista Frente Ampla à presidência do Uruguai, participou hoje de uma reunião com o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra, membro do Partido dos Trabalhadores (PT).

O encontro durou mais de uma hora. O ex-governador destacou as semelhanças entre as trajetórias políticas de Mujica, ex-guerrilheiro, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula teria, inclusive, enviado uma mensagem ao candidato governista por meio de Dutra.

Para o presidente, conforme ponderou Dutra, um segundo governo esquerdista da Frente Ampla enriqueceria a relação bilateral e impulsionaria o Mercosul.

"[Lula] tem a segurança de que, em um governo comandado por Mujica, a relação entre os nossos povos será mais rica e produtiva, em especial na área do Mercosul", ressaltou o ex-governador, em declarações reproduzidas pelo site Uruguay al Día.

Olívia Dutra, que viajou a Montevidéu a convite da Frente Ampla, classificou Mujica como "uma figura emblemática, carismática, capaz de trabalhar na diversidade e com pluralidade de ideias para construir consensos".

No próximo domingo, Mujica enfrentará no segundo turno das eleições o ex-presidente Luis Lacalle, do Partido Nacional. O governista é apontado pelas pesquisas como favorito a suceder Tabaré Vázquez, também membro da Frente Ampla.

Durante a campanha, o senador manifestou inúmeras vezes sua admiração por Lula, e no início de agosto foi recebido pelo presidente e pelo chanceler Celso Amorim em Brasília.

Segundo um estudo divulgado na semana passada pela empresa Interconsult, o governista tem 48% das preferências, contra 42% de Lacalle, que esteve no poder entre 1990 e 1995.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host