UOL Notícias Notícias
 

25/11/2009 - 11h08

Estados Unidos se oferecem para treinar 400 mil policiais mexicanos

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 25 NOV (ANSA) - Os Estados Unidos ofereceram ajuda ao governo do México para capacitar cerca de 400 mil policiais estaduais e municipais para combater o narcotráfico e o crime organizado.

"Nós podemos ajudar utilizando as experiências que tivemos em várias partes do mundo e analisando como é possível reforçar as capacidades dos policiais", disse o embaixador norte-americano no México, Carlos Pascual.

Segundo o diplomata, este setor das forças de segurança é o que tem maior contato com a população e, por isto, habilitá-lo "tem que ser o desafio do governo mexicano".

Pascual também ressaltou que nos últimos meses os Estados Unidos realizaram treinamento com mais de três mil membros da Polícia Federal mexicana, no estado de San Luis Potosí.

O combate à violência e ao narcotráfico é um dos principais objetivos de governo de Calderón, que assumiu a presidência em dezembro de 2006.

Entre os projetos para diminuir estes problemas, destaca-se a Iniciativa Mérida, convênio firmado em 2008 com os Estados Unidos, por meio do qual Washington se comprometeu a disponibilizar US$ 1,4 milhão ao longo dos próximos três anos para investimentos no combate aos cartéis de drogas.

Desde o último ano, mais de sete mil pessoas foram assassinadas em crimes vinculados ao narcotráfico e à violência no país. Atualmente, cerca de 5.500 oficiais trabalham nas operações das autoridades mexicanas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host