UOL Notícias Notícias
 

25/11/2009 - 19h02

Governo mexicano evita comentar eleições hondurenhas

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 25 NOV (ANSA) - O governo do México divulgou hoje um comunicado oficial no qual afirmou que ainda não é o momento para se pronunciar sobre o reconhecimento das eleições hondurenhas, marcadas para o próximo domingo.

"Ainda temos alguns dias antes das eleições, e por enquanto não nos pronunciaremos", explica o texto.

O governo do presidente Felipe Calderón também reiterou seu respaldo ao Acordo Tegucigalpa/San José, assinado no dia 30 de outubro entre o regime de facto, encabeçado por Roberto Micheletti, e o presidente destituído no golpe de Estado de 28 de junho, Manuel Zelaya.

No pacto, as duas partes concordaram em delegar ao Congresso a decisão final sobre a possível a restituição de Zelaya. O presidente deposto, porém, adiantou que não mais reconheceria o acordo depois que o regime de facto decidiu formar um governo de unidade nacional -- outra questão que estava prevista no tratado -- sem representantes seus.

Ainda assim, de acordo com sua nota, o governo mexicano disse que pretende "insistir no que é importante neste momento, que é seguir buscando o pleno cumprimento do Acordo" Tegucigalpa/San José.

Para o México, "um país que acredita no diálogo e na negociação como formas de resolver qualquer conflito", o pacto em questão daria "maior estabilidade ao povo hondurenho".

O presidente de facto de Honduras, Roberto Micheletti, deixou hoje o cargo por uma semana para, segundo ele, não interferir no processo eleitoral, em que será escolhido o sucessor de Zelaya, que está hospedado na Embaixada do Brasil desde 21 de setembro, quando voltou ao país de surpresa.

Uma série de nações, entre eles Brasil e Argentina, já declararam que não reconhecerão o pleito se Zelaya não for restituído.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h39

    -0,21
    3,272
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host