UOL Notícias Notícias
 

25/11/2009 - 15h19

Presidente chilena diz que é melhor ficar só 'do que mal acompanhada'

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 25 NOV (ANSA) - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou que o tempo a deixou "mais velha e mais sábia", o que a levou à conclusão de que é melhor permanecer sozinha do que estar "mal acompanhada".

"Se aparecer um amor por aí, ficarei feliz, mas também estou mais velha e mais sábia. Vale mais ficar sozinha do que mal acompanhada", disse a mandatária, de 58 anos, em entrevista ao jornal local La Cuarta.

Bachelet até citou um exemplo para defendeu sua teoria amorosa. A presidente contou que uma amiga sua já viu, no banheiro de um restaurante, a inscrição "estou sozinha, e isso dói", mas abaixo da frase alguém respondeu: "tenho marido, mas é péssimo, e isso dói o dobro".

A mandatária foi casada com o arquiteto chileno Jorge Dávalos, com quem teve dois filhos: Sebastián e Francisca. O casal iniciou seu relacionamento na Alemanha, país em que a presidente viveu entre 1975 e 1979 devido à ditadura militar chilena.

Na década de 1990, já de volta ao Chile, Bachelet manteve um relacionamento amoroso por cerca de três anos com o epidemiologista Aníbal Henríquez, pai de sua filha caçula, Sofia.

"[Namorar, ndr.] não estava no meu programa de governo, mas a verdade é que eu adoraria se algum dia aparecesse um amor, ficaria feliz, mas, se não, eu tenho do amor da minha família e dos amigos. Continuarei fazendo as coisas que sempre gostei", destacou.

Ao ser questionada sobre seus planos para o futuro, já que seu mandato encerra em 11 de março de 2011, Bachelet disse que não pretende se aposentar.

"Não vou me transformar em uma planta para que alguém a regue. Sou uma pessoa que deseja ser útil", contou, sem esclarecer se irá se candidatar às eleições presidenciais de 2014.

"A única coisa que tenho clara é que, ao final do meu governo, que cumprir [meus compromissos, ndr.] com o povo e depois com minha família. Estou tendo pouco tempo para eles", explicou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host