UOL Notícias Notícias
 

25/11/2009 - 20h25

Uribe desiste de viajar a Manaus para cúpula

ANSA
BOGOTÁ, 25 NOV (ANSA) - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, não viajará a Manaus para participar amanhã da Cúpula dos Países Amazônicos por motivos de saúde.

Segundo informações do jornal colombiano El Espectador, uma lesão na perna esquerda teria sido a justificativa dada por Uribe para não vir ao Brasil.

Desta forma, ele não se encontrará com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, naquela que seria a primeira reunião a contar com a presença de ambos desde que foi assinado o acordo militar que permitirá à Colômbia ceder sete bases militares a oficiais norte-americanos.

O pacto, firmado no dia 30 de outubro, é visto por Caracas como uma ameaça à sua soberania e à segurança de toda a região.

Devido ao acordo, Chávez decidiu congelar as relações com a Colômbia. Além disso, nas últimas semanas voltou a crescer a tensão entre os dois países devido a uma série de episódios violentos ocorridos em alguns pontos dos mais de 2.000 quilômetros da fronteira binacional.

Na semana passada, o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, havia confirmado a presença de Uribe no evento em Manaus, mas descartou a possibilidade de um diálogo com Chávez.

A Cúpula dos Países Amazônicos foi convocada pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para tentar elaborar uma posição comum que possa ser levada à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, entre os dias 7 e 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h49

    -0,13
    3,164
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h56

    2,10
    70.078,01
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host