UOL Notícias Notícias
 

26/11/2009 - 16h50

Uruguai diz que não reconhecerá resultado de eleição hondurenha

ANSA
MONTEVIDÉU, 26 NOV (ANSA) - O governo do Uruguai anunciou que não reconhecerá o resultado da eleição presidencial de Honduras, marcada para domingo, pois considera que a votação não será realizada "com as garantias requeridas por um processo democrático".

De acordo com a revista Búsqueda, que ouviu fontes oficiais de Montevidéu, o governo de Tabaré Vázquez entende que o presidente de facto hondurenho, Roberto Micheletti, descumpriu o acordo Tegucigalpa/San José, que pretendia pôr fim à crise política instaurada no país em junho, com a deposição do mandatário constitucional, Manuel Zelaya.

Para o Executivo uruguaio, o não cumprimento do pacto impede o normal desenvolvimento da eleição.

O acordo Tegucigalpa/San José previa a formação de um governo de coalizão com membros da equipe de Zelaya e do regime de facto. Micheletti, no entanto, indicou apenas representantes de seu lado, o que levou o presidente eleito a decretar o fracasso das negociações.

Outro item do tratado previa o condicionamento da restituição do mandatário deposto a uma decisão do Congresso. A casa, porém, anunciou que só se pronunciará no dia 2 de dezembro -- ou seja, após o processo eleitoral.

Além disso, a Suprema Corte, chamada a opinar sobre o assunto pelos parlamentares, reiterou sua postura de não permitir o retorno de Zelaya. A recomendação, porém, não tem caráter vinculante.

Zelaya, que permanece abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa desde setembro, reiterou que as eleições convocadas pelo governo de facto "não terão validade".

Além do Uruguai, outros países, entre eles o Brasil, já adiantaram que não reconhecerão o resultado do pleito -- marcado para o mesmo dia do segundo turno da eleição presidencial uruguaia. Os Estados Unidos, por outro lado, já enviaram uma missão de observadores e garantiram respaldo ao processo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host