UOL Notícias Notícias
 

27/11/2009 - 19h35

Menem indica que poderia concorrer novamente à presidência argentina

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 27 NOV (ANSA) - O ex-presidente argentino Carlos Menem afirmou hoje que não descartaria se candidatar novamente ao cargo na eleição que ocorrerá no país em 2011.

Em uma entrevista que concedeu por e-mail ao jornal chileno La Segunda, o político, que governou a Argentina entre 1989 e 1999, também criticou os meios de comunicação que veicularam a informação de que ele teria falecido.

"Minha saúde é muito boa. Meu médico disse que é invejável e meus rivais no golfe podem confirmar isso, já que para eles é quase impossível me superar", disse.

Segundo Menem, a falsa versão sobre sua morte, desmentida por seu irmão Eduardo, é resultado "da precipitação e falta de profissionalismo de jornalistas que não verificam adequadamente suas informações".

Referindo-se a estes profissionais, o ex-presidente afirmou que, uma vez cometido o engano, "eles não são capazes de se retificar publicamente e pedir desculpa aos leitores que foram induzidos ao erro".

"Já que me deram como morto e não tiveram a fidalguia de confessar a mentira que haviam cometido, poderiam pelo menos ter anunciado meu nascimento, para compensar", complementou.

Questionado sobre a atual situação vivida pela Argentina, Menem ponderou que o país, governado por Cristina Kirchner, suporta "uma crise duríssima". "É preciso que o peronismo assuma a responsabilidade de dar uma solução, de recriar a esperança dos argentinos, convocar a união nacional e devolver a nosso país a projeção regional e mundial que tínhamos quando eu governava".

Em seguida, o ex-presidente deu um sinal de que poderia concorrer ao cargo novamente. "Para cumprir com esta tarefa, nunca me esquivarei, nem de corpo, nem de espírito", ressaltou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host