UOL Notícias Notícias
 

27/11/2009 - 21h07

No Equador, Unasul tenta avançar em debate sobre segurança regional

ANSA
QUITO, 27 NOV (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores do Equador, Fander Falconí, disse que o Conselho Sul-Americano de Defesa, que se reúne hoje em Quito, debate a proposta peruana de adotar um protocolo de paz no subcontinente, a sugestão chilena de desenhar uma arquitetura comum de segurança e um acordo que fomente a confiança mútua entre países vizinhos.

"Esta reunião será um marco de esperança para a região, que permitirá seguir avançando na contrstução de uma possibilidade de articular uma doutrina de paz", disse ele, que representa o país que atualmente exerce a presidência rotativa da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), da qual o Conselho faz parte.

Entre os principais temas incluídos na agenda da reunião figurou, mais uma vez, o acordo militar assinado por Colômbia e Estados Unidos, por meio do qual o país sul-americano cederá sete bases situadas em seu território a oficiais enviados por Washington.

No entanto, de acordo com o canal de TV equatoriano Ecuavisa, a delegação de Bogotá finalmente teria explicado a seus pares detalhes do conteúdo do pacto.

O chanceler brasileiro, Celso Amorim, disse ter ficado otimista com os debates, sobretudo porque houve avanços quanto às "garantias formais" pedidas pelo país de que as operações norte-americanas ficariam restritas ao território colombiano.

Já o chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, celebrou a boa recepção da proposta, feita pelo presidente do país, Alan García, de que as demais nações da região firmassem um pacto de não-agressão e redução de gastos militares. De acordo com ele, a ideia foi bem acolhida por Chile e Equador.

A cúpula foi marcada pelas ausências de ministros em algumas delegações, como no caso da própria Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai. Tais países mandaram a Quito apenas funcionários de escalões mais baixos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host