UOL Notícias Notícias
 

27/11/2009 - 19h55

Presidente do Equador diz que Unasul não respaldará eleição hondurenha

ANSA
QUITO, 27 NOV (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou hoje em Bruxelas que a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), bloco que lidera atualmente, não respaldará a eleição presidencial hondurenha, que ocorre no domingo.

Correa, que visita a Bélgica, pediu à União Europeia (UE) que também deixe de reconhecer o pleito, coordenado pelo regime de facto alçado ao poder após o golpe de Estado que destituiu o presidente Manuel Zelaya, no dia 28 de junho.

Segundo Correa, legitimar a votação "seria como aceitar um golpe de Estado dos mais toscos". As declarações do mandatário constam do jornal oficial equatoriano, o El Ciudadano.

"Há mais de 40 anos que não se via algo assim na América Latina", disse. "Acreditávamos que se havia superado a época das cavernas."

"No caso hondurenho, veremos quem é quem, e esperamos que a União Europeia esteja de fato ao lado da democracia", ressaltou.

Nesta sexta-feira, ministros das Relações Exteriores e da Defesa da Unasul se reúnem em Quito, no Equador, para um encontro do Conselho Sul-Americano de Defesa.

Durante a cúpula, o chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, indicou que seu país está disposto a reconhecer a eleição de Honduras caso não sejam verificadas irregularidades no processo.

Em Israel, o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, que mediou o conflito no país centro-americano, pediu à comunidade internacional que respalde a votação se não houver denúncias de fraude. Os Estados Unidos também apoiam a realização dos comícios.

Já o Brasil e demais nações latino-americanas, como Argentina e Venezuela, alegam que a votação não pode ser considerada legítima porque Zelaya, que daria lugar ao sucessor em janeiro de 2010, não foi reconduzido ao cargo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host