UOL Notícias Notícias
 

28/11/2009 - 11h35

Porta-voz do Vaticano reitera que o diálogo é a melhor forma de buscar a paz

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 28 NOV (ANSA) - O papa Bento XVI, ao celebrar hoje o 25º aniversário do Tratado de Paz e Amizade entre Argentina e Chile, lançou uma mensagem de que o "diálogo" é a melhor forma de se resolver conflitos, disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Em um editorial para a Rádio Vaticana, o religioso afirmou que a visita das presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Chile, Michelle Bachelet, "é um evento muito significativo e importante", pois, a assinatura do acordo foi possível graças à mediação da Santa Sé, o que evitou um conflito bélico.

Em 29 de novembro de 1984, sob mediação do papa João Paulo II, os dois países encerraram as tensões pelo Canal de Beagle com a assinatura do Tratado de Paz e Amizade.

Hoje, Cristina e Bachelet foram recebidas por Bento XVI, que celebrou o acontecimento, considerado por ele "histórico", não apenas para as duas nações, mas para toda a América Latina.

Lombardi recordou ainda o conteúdo de uma carta enviada pelo Papa há um ano às duas mandatárias. No texto, o Pontífice dizia que "em qualquer controvérsia, se deve vencer o desconforto e não dar por concluído o caminho do diálogo".

"Se uma vez foi possível, por que não deve ser agora?", questionou o porta-voz vaticano.

"Certamente, tratavam-se de dois países de maioria católica, disponíveis a aceitar a mediação da Santa Sé. Mas a mensagem é muito mais genérica: Foi uma lição prática e convincente de que os homens e as nações, se verdadeiramente quiserem, podem conviver em paz, fazendo prevalecer a força da razão", continuou Lombardi.

"Foi uma confirmação de que a história não é guiada por impulsos cegos, mas depende das decisões justas e responsáveis, adotadas livremente pelos homens", completou.

No encontro desta manhã, Joseph Ratzinger também voltou a ratificar a importância da paz, afirmando que o tratado das nações sul-americanas é um exemplo "da força do espírito humano e da vontade de paz frente à barbárie e à violência".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host