UOL Notícias Notícias
 

29/11/2009 - 19h18

Choque entre policiais e manifestantes deixa feridos no norte de Honduras

ANSA
TEGUCIGALPA, 29 NOV (ANSA) - Um choque entre policiais e manifestantes contrários às eleições presidenciais de Honduras deixou hoje várias pessoas feridas no centro de San Pedro Sula, norte do país.

Segundo informações das emissoras de rádio Globo e Cadena Voces, de Tegucigalpa, e da Rádio Uno, de San Pedro Sula, ainda não foi possível precisar o número exato de vítimas.

Os manifestantes haviam marchado até a Plaza Libertad, no centro da cidade, a segunda mais importante do país. No local, segundo o relato de Arnulfo Aguilar, diretor da Rádio Uno, cerca de mil pessoas estavam reunidas.

No momento em que se iniciava um protesto contra as eleições presidenciais que são realizadas neste domingo, segundo Aguilar, um veículo blindado da polícia começou a disparar com um canhão de água, enquanto oficiais lançavam bombas de gás lacrimogêneo.

De acordo com testemunhas ouvidas pela Rádio Globo, pelo menos três pessoas, entre elas um jornalista espanhol, teriam ficado feridas, mas ainda não se sabe qual é a gravidade das lesões. Há também relatos de que os policiais teriam usado armas de fogo para conter o protesto.

Nas demais regiões do país, segundo informes da imprensa local, a votação se desenvolve de maneira tranquila.

Parte da população hondurenha é contrária às eleições porque são realizadas sob um regime de facto, que chegou ao poder após a deposição do presidente Manuel Zelaya, vítima de um golpe de Estado no dia 28 de junho.

O novo governante deverá assumir o Executivo em janeiro de 2010. Além de presidente, os hondurenhos elegerão também parlamentares e prefeitos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    -0,23
    3,166
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h48

    0,01
    68.363,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host