UOL Notícias Notícias
 

29/11/2009 - 15h58

Honduras: Frente de Resistência diz que eleições são um fracasso

ANSA
TEGUCIGALPA, 29 NOV (ANSA) - A Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado definiu como um "fracasso" as eleições presidenciais que ocorrem neste domingo em Honduras.

"Constatamos o fracasso da farsa eleitoral devido ao escasso comparecimento" às urnas, afirmou a organização em uma nota.

No texto, a Frente Nacional assegurou que muitos hondurenhos deixaram de participar da votação apesar da ampla "campanha" promovida pelo regime de facto para intimidar a população caso não houvesse bons níveis de presença.

Entre as medidas de pressão que teriam sido adotadas para garantir o sucesso do pleito, o movimento alegou que algumas empresas ameaçaram demitir funcionários que não votassem.

A Frente também denunciou a ocorrência de ataques perpetrados pelo Exército contra centros sociais e residências de pessoas que se opõem ao processo eleitoral e pertencem à organização.

Honduras vive neste domingo uma tensa jornada, já que parte da população não considera legítimas as eleições porque são coordenadas pelo governo de facto que chegou ao poder após a deposição do presidente Manuel Zelaya, vítima de um golpe de Estado no dia 28 de junho.

Além de apontar o sucessor de Zelaya, que deixaria o cargo em janeiro de 2010, os comícios servirão ainda para eleger 128 parlamentares e 298 prefeitos.

Colocando como exigência a restituição de Zelaya, grande parte da comunidade internacional promete não reconhecer os resultados do pleito. O Brasil é um dos países que sustenta esta postura.

Pelo mesmo motivo, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) não enviaram observadores a Honduras.

O comparecimento às urnas será determinante para medir o apoio popular do regime liderado por Roberto Micheletti. Embora o voto seja obrigatório, no país não há punições para ausentes e os índices de abstenção têm chegado a 45% nos últimos anos.

Zelaya, que desde o dia 21 de setembro está abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, mantém seu pedido para que os cidadãos boicotem o pleito.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    0,31
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h56

    -0,42
    75.074,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host