UOL Notícias Notícias
 

29/11/2009 - 19h00

Honduras: Organizações denunciam uma morte e 30 detenções durante repressão

ANSA
TEGUCIGALPA, 29 NOV (ANSA) - A Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado e o Comitê de Familiares de Presos Desaparecidos em Honduras (Cofadeh) denunciaram hoje que uma pessoa morreu e cerca de 30 foram detidas nas últimas 24 horas.

Em uma coletiva de imprensa, a coordenadora da Cofadeh, Bertha Oliva, denunciou que pelo menos "30 pessoas" foram detidas.

Ela também relatou o caso do jovem José Mauricio Matute, de 18 anos, que morreu ontem após ser atingido por disparos de um policial, em Juticalpa, localidade do departamento de Olancho.

Desde ontem, tanto a Frente Nacional de Resistência quanto a Cofadeh tem denunciado a repressão contra opositores ao regime de facto, liderado por Roberto Micheletti, e que promove hoje as eleições gerais de Honduras.

A Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado, que apoia o presidente deposto, Manuel Zelaya, pede que os cidadãos hondurenhos permaneçam em suas casas e defende o boicote ao pleito, que visa eleger o novo mandatário do país.

Para a realização das eleições, o governo golpista escalou grande parte dos efetivos do país e contratou ainda 5.000 reservistas, em uma operação de segurança jamais vista em Honduras.

Na última semana, aumentaram os temores de atentados e confrontos durante as votações, após a Suprema Corte de Justiça e o Canal 10 terem sido alvo de ataques -- ambos são considerados favoráveis a Micheletti.

Zelaya, destituído há cinco meses e que desde setembro passado está na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, também pede que os eleitores não compareçam às urnas, evitando legitimar este processo, classificado por ele como "ilegal".

Com a expectativa de qual será a afluência do pleito, os hondurenhos estão convocados para eleger hoje o presidente, 128 legisladores e 298 prefeitos. As votações terminam às 16h locais [20h de Brasília].

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host