UOL Notícias Notícias
 

29/11/2009 - 08h45

Uruguai-Eleições: Candidato governista é um dos primeiros a votar

ANSA
MONTEVIDÉU, 29 NOV (ANSA) - O candidato governista às eleições presidenciais do Uruguai, José Mujica, votou há pouco em Montevidéu. Ele chegou ao seu colégio eleitoral por volta das 8h locais [horário de abertura das urnas], mas precisou esperar, já que havia fila no centro de votação.

Segundo informou o jornal El País, assim que o primeiro eleitor deixou o local, os outros deram lugar a Mujica. A Rádio Carve, por sua vez, pediu que ele "esperasse na fila, como qualquer outro cidadão".

Ao falar com a imprensa, o candidato da Frente Ampla e ex-guerrilheiro tupamaro disse estar "tranquilo". "Esta noite tenho um baile que vai até tarde", completou.

Das 8h locais [mesmo horário de Brasília] às 19h30, os mais de 2,5 milhões de uruguaios convocados ao segundo turno das presidenciais elegem hoje o sucessor de Tabaré Vázquez, que deixará o cargo em março do próximo ano com mais de 70% de aprovação popular.

Analistas e consultorias de pesquisas de intenção de voto já dão como certa a vitória de Mujica, que enfrenta neste pleito o ex-presidente Luis Lacalle, do Partido Nacional. De acordo com os últimos estudos, o governista deve obter 51% dos votos, contra 42% do adversário.

Os primeiros resultados das pesquisas de boca-de-urna são esperados uma hora depois do encerramento da votação. Já os dados oficiais devem ser divulgados durante a noite.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    -0,23
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h40

    -0,13
    75.890,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host