UOL Notícias Notícias
 

30/11/2009 - 17h56

Embaixador em Montevidéu diz que Mujica dará prioridade à Argentina

ANSA
MONTEVIDÉU, 30 NOV (ANSA) - O embaixador da Argentina em Montevidéu, Hernán Patiño Mayer, afirmou hoje que o presidente eleito do Uruguai, José Mujica, garantiu que seu governo dará "prioridade" às relações bilaterais com Buenos Aires, buscando resolver os impasses por meio do diálogo.

"Mujica reiterou a nós o compromisso do Uruguai com a região e a prioridade que, como presidente eleito, terá a relação com a Argentina", indicou.

"É a partir do diálogo que as políticas se concretizam", disse ele. "As diferenças e as dificuldades que possam existir na convivência dos países da região devem ser superadas", enfatizou, acrescentando que Mujica prometeu trabalhar em favor do "processo integrador".

Em entrevista concedida à rádio Carve, o embaixador não especificou se Mujica se referia assim ao conflito diplomático bilateral iniciado há mais de três anos devido à instalação de uma fábrica de pasta de celulose em Fray Bentos, às margens do rio Uruguai.

Ativistas argentinos são contrários à presença da fábrica, que estaria poluindo as águas no local. Por este motivo, mantêm bloqueada uma ponte que une os países.

"Sem dúvida, existe a vontade de ambos os governos de aprofundar nossa relação e deixar para trás as disputas que tivemos. Isto não é mágico, isto não é voluntarismo puro, há dificuldades que devem ser encaradas", lembrou o embaixador.

Mayer também disse que a vitória de Mujica "deveria encher de orgulho todos os uruguaios", já que o pleito de domingo representou uma "jornada eleitoral que foi uma festa da democracia".

A presidente argentina, Cristina Kirchner, enviou uma mensagem de felicitação a Mujica de Estoril, em Portugal, onde participa da 19ª Cúpula Ibero-Americana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host